gráfica

Papel timbrado, qual a importância para seu negócio?

Pode até não parecer importante ou se ter a impressão que não seu usa mais papel timbrado nos dias de hoje! Mas a realidade ainda é bem diferente, pois este elemento da papelaria é fundamental para o seu negócio ou empresa!

A palavra “timbrado” vem do grego typtein, que quer dizer bater. A palavra tem a mesma origem de “timbre”, que se refere justamente à batida que um determinado som produz.

No caso do papel, o termo se refere ao fato de ele ter impresso ou marcado o símbolo ou logo de uma determinada organização.

No passado, o papel timbrado possuía especificamente uma marca dimensional, ou seja, uma marca em alto-relevo da imagem ou texto que indicava a sua origem.

Algumas empresas e instituições ainda usam esse modelo, mas a maioria delas opta por um tipo de papel característico, com elementos personalizados. É dessa forma que podemos identificar o papel e termos a certeza de que ele é original e, portanto, válido.

Importância do Papel Timbrado

A verdade é que não dá para receber uma carta comercial, ou um documento de um advogado, contador ou imobiliária, em um papel qualquer, sem timbre, logotipo ou identificação?

E o mesmo vale para médicos, psicólogos e dentistas. Sem falar em propostas comerciais, relatório e contratos enviados entre empresas ou mesmo para fornecedores e clientes.

Confira a seguir como um bom papel timbrado pode ajudar a destacar seu negócio e valorizar sua empresa no mercado e diante dos clientes.

Identificação da sua marca

Quando se faz uso de um papel característico para correspondências e documentos, você tem a garantia da autenticidade e da procedência do item.

Afinal de contas, o que é papel timbrado se não a própria criação da organização a que pertence, um caprichado trabalho de design diferenciado? Por isso, ele deve conter elementos fundamentais da marca ou nome e permitir uma fácil identificação.

Papel timbrado, qual a importância para seu negócio?

  • Logotipo: se a sua marca possui um logotipo, vale a pena inseri-lo na criação do papel timbrado. Ele pode ser usada no cabeçalho ou no rodapé do papel, ao lado de outras informações. Também pode ser interessante usá-lo como marca d’água.
  • Nome: ele deve aparecer sempre em um papel timbrado, pois ele é fundamental para a identificação. Se o nome for extenso, é possível ainda usar as iniciais ou a sigla característica.

Como utilizar seu papel timbrado

Não é porque a sua marca possui um papel timbrado que você deve usá-lo sempre e por qualquer motivo.

Vale a pena usá-lo em situações específicas, para um fim específico ou que valorize o material.

  • Documentos: quando for enviar documentos para seus clientes, parceiros ou fornecedores, use sempre o papel timbrado. Ele deixa a comunicação mais formal e mais confiável aos olhos de seus públicos.
  • Arquivos: nos casos em que os impressos precisem ser armazenados por mais tempo, vale a pena usar o papel timbrado, já que ele permite a identificação futura. Imagine que haja problemas nos arquivos e que eles se misturem com outros de origens diferentes. Nesse caso, o que é papel timbrado pode ser separado sem maiores problemas, agilizando o trabalho e a organização.

Usando um bom esquema de cores

Você pode optar por um papel timbrado preto e branco ou por um modelo colorido. O importante, contudo, é manter uma unidade entre todos eles e sua marca em si.

  • Preto e branco: nos casos de papel branco, é possível economizar imprimindo com tinta preta. No entanto, isso deve ser planejado no ato da criação da identidade visual, pois algumas cores podem não ficar legíveis em preto e branco.
  • Colorido: O que é papel timbrado colorido? Nesse caso, podemos estar falando de duas coisas diferentes. Uma opção é um papel colorido que traz a impressão em preto. Esse modelo é bastante comum em receitas médicas, por exemplo. Mas podemos também estar falando de um papel branco com impressões coloridas. Nesse caso, as imagens e textos podem ser de tons variados – respeitando a identidade da sua marca.

Nós podemos cuidar do seu projeto de papel timbrado e papelaria de sua empresa! Conte conosco!

Leia mais

Por Anderson
Reformulação de Logotipo para Dra. Ana Flávia Pattini

Mais um trabalho entregue para a Dra. Ana Flávia Pattini em Catanduva em parceria com a Carol. Criação da Identidade Visual, incluindo a reformulação de Logotipo, design de cartão de visita e receituário.

Leia mais

Por Anderson
Identidade Visual para Bomboniere Dom José Indaiatuba

Mais um trabalho entregue para a Bomboniere Dom José em Indaiatuba. Criação da Identidade Visual, incluindo o desenvolvimento de Logotipo, design e impressão de banners e peças para outdoor divulgando os produtos da loja.

Leia mais

Por Anderson